quinta-feira, 28 de junho de 2012

Praça Major Aviador Idegaldo Coutinho Bacci - Cabral - Curitiba

*


Praça Major Aviador Idegaldo Coutinho Bacci     
R. dos Funcionários X
R. Camões X 
R. Menezes Dória  
762m2
Cabral       

Curitiba


 PRAÇA
MAJOR AVIADOR
IDEGALDO COUTINHO BACCI
01.10.1958    02.11.1989

Inaugurada em 11 de outubro de 1991

"Duas mil horas vivi,
disso não entendem os ateus,
bem mais feliz do que sou aqui,
fico quando estou perto de DEUS".
(Bacci - 22-08-88)

HOMENAGEM DA CIDADE DE CURITIBA


Departamento de Arquivo Público do Paraná.

A praça está carente de uma limpeza. Tem areia se acumulando ao lado da placa que homenageia o Major Aviador e vegetação caída ao lado do ponto de ônibus.

O Capitão Aviador Idegaldo Coutinho Bacci integrou a Esquadrilha da Fumaça. Em 2 de novembro de 1989, uma pane no motor fez com que o Tucano que ele comandava caísse no bairro Boa Vista, pouco depois da decolagem do Aeroporto Bacacheri. Sua coragem e perícia fizeram com que ele evitasse um mal maior, conduzindo a aeronave a um rio, evitando as residências próximas.
No dia 5 de julho de 1990, o Capitão Bacci foi promovido “post-mortem” a Major, pela Força Aérea Brasileira.
Prefeitura de Curitiba.

*
 Ônibus Interbairros II.


 Do ponto de vista do Departamento de Arquivo Público do Paraná.

Praça fotografada em 26 de junho de 2012.

7 comentários:

  1. Poxa, que bacana esse post. Eu me lembro do Bacci, apesar dele ter morrido quando eu tinha 7, meu pai diz que eu tinha afinidade com ele.
    Ele era noivo da minha Tia e eu guardo até hoje um chaveiro da força aérea que ele me deu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. O acidente aconteceu a duas quadras da minha casa. Lembro-me do fato como se fosse hoje.

      Excluir
  2. Na verdade, o avião caiu no bairro alto e não no boa vista....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Unknown, acho que você está equivocado. O avião caiu na margem do Rio Bacacheri, próximo à Rua Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Boa Vista. Saudações.

      Excluir
  3. Não. O avião caiu na Rua Dante Angelote, no Bairro Alto, ao lado do Regimento da Polícia Montada.
    Na época eu tinha uma Distribuidora de Bebidas da Antarctica e foi sobre ela que ocorreu a queda e explosão do avião tucano.

    ResponderExcluir
  4. O Major Idegaldo Coutinho Bacci, estava baseado em Pirassununga e veio a Curitiba para distribuir convites de seu casamento.
    Após decolar do Aeroporto do Bacacheri, percebeu a pane no equipamento e tentou retornar, mas a aeronave começou a cair.
    Ele ejetou o assento, mas foi lançado sobre o telhado do barracão da Disbei - Distribuidora de Bebida Iguaçu Ltda., onde não resistiu aos ferimentos do impacto.

    ResponderExcluir